O câncer de intestino grosso é aquele caracterizado pela presença de um ou mais tumores na região do cólon e do reto. E essa é uma condição que, infelizmente, afeta milhares de brasileiros todos os anos.
Para se ter uma ideia, somente no ano de 2019, a estimativa é de, pelo menos, 36 mil novos casos da doença. Porém, tão preocupante quanto o número alarmante de acometidos, é a progressão da patologia. Isso porque o câncer colorretal possui uma evolução lenta e um tanto quanto silenciosa.
Dessa forma, muitos pacientes acabam por tardar em busca por ajuda especializada, o que agrava – e muito – o quadro geral desses indivíduos. Uma das consequências desse diagnóstico tardio é a metástase no fígado, sobre a qual falaremos a seguir.
Então, para saber mais sobre o assunto, fique conosco e aproveite a leitura!
O surgimento do câncer colorretal é decorrente da replicação desenfreada de células anormais capazes de gerarem tumores no intestino grosso e reto com capacidade de se disseminar para outros órgãos.
Já em relação a metástase, essa se refere ao surgimento de outro(s) foco(s) de tumor(es) em decorrência de disseminação do primário. Isso ocorre quando o câncer não é detectado precocemente ou, ainda, quando ocorre a progressão da doença.
De forma bem simples, a metástase ocorre devido às células cancerígenas caírem na corrente sanguínea ou linfática, que serão levadas para as outras partes do corpo e continuarão a se replicarem desenfreadamente. É a disseminação a distância do câncer primário.
No caso específico do câncer de intestino grosso, as disseminações mais comumente observadas ocorrem no fígado, pulmão e peritônio respectivamente. Quando no fígado denominamos de metástase hepática. Aproximadamente metade dos pacientes portadores de câncer colorretal apresenta metástases hepáticas durante a evolução de sua doença que afetam diretamente o prognóstico e são diretamente responsáveis por 2/3 dos óbitos relacionados à doença.
Assim sendo, é sabido que quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer colorretal e portanto o tratamento do seu sítio primário efetivo realizado por um especialista menos chances teremos de progressão da doença com aparecimento de metástases em outros órgãos.
Não necessariamente uma pessoa que tenha câncer de intestino grosso apresentará metástase hepática. Mas, é provável que, de alguma forma, o fígado tenha recebido essas células anormais no decurso da doença. A causa da instalação dessas células gerando tumores no fígado ainda não é totalmente compreendida.
Em muitos casos, os pacientes com a patologia localmente avançadas são submetidos a cirurgias de remoção de câncer colorretal com tratamento adjuvante de quimioterapia. Essa conduta terapêutica diminui as chances de uma recidiva do câncer. Porém, não é possível garantir que, posteriormente, o fígado ou outros locais não desencadearão a doença.
Atualmente o tratamento, de preferência cirúrgico das metástases colorretais trazem um importante ganho na sobrevida e muitas vezes a cura destes pacientes, o que até pouco tempo era considerado um estágio terminal da doença. Para os pacientes que não podem ser submetidos a essas cirurgias hoje também estão disponíveis diversas opções terapêuticas com boas respostas. Portanto importante o trabalho em conjunto da equipe multidisciplinar envolvendo o clínico e o cirurgião oncológicos.
Por fim, pedimos a sua colaboração compartilhando esse artigo em todas as suas redes sociais para que cada vez mais pessoas tenham acesso a esse importante tema. Agradecemos a sua ajuda e desejamos uma boa e saudável vida!
O que é câncer de cólon? Saiba mais sobre esta condição OO Cólon ou intestino grosso é dividido em: ceco…
Diagnóstico do câncer de cólon: Como é feito? O cólon corresponde a uma porção do intestino grosso que, de acordo…
Câncer de próstata: Conheça as causas, sintomas e tratamentos Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, a cada 38…
Sintomas de câncer de próstata: Conheça os principais Estamos iniciando o “novembro azul”, uma data importante e dedicada a eles,…
Câncer do aparelho digestivo: Conheça os 3 tipos mais comuns Falar sobre câncer no aparelho digestivo pode ser bastante complexo…
Câncer de intestino pode voltar? Descubra as chances Muito se fala sobre a recidiva e metástase nos casos de câncer…