O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, atinge anualmente cerca de 150 mil brasileiros. Mas, apesar do número alarmante, o seu tratamento e cura são totalmente possíveis quando a doença é detectada precocemente.
E não é preciso nem dizer que, para isso, é necessário que todo indivíduo mantenha seus exames em dia, certo?
Além desses, algumas condutas são importantes, como a alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas e abstenção de vícios, principalmente do tabagismo. Afinal de contas, como já dizia o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.
Outro fator de grande importância é não ignorar certos sintomas, já que esses podem ser entendidos como consequência de qualquer outra causa. Então, para vocês não errarem, confiram abaixo 5 indícios de que algo não anda bem em seu trato intestinal:
Por mudança de hábito intestinal se entende episódios de prisões de ventre ou diarreias constantes. Mas, de antemão, é preciso considerar se não houve o consumo de grupos alimentares que tenham desencadeado esses sintomas.
De qualquer forma, um médico deverá ser consultado caso ocorra a persistência dessas alterações.
As dores abdominais, popularmente conhecidas como “dores na barriga”, também podem ser um sintoma de câncer de intestino. Porém, assim como nas mudanças nos hábitos intestinais, essas dores podem estar associadas a ingestão de algum tipo de alimento.
Logo, sem desespero! Na dúvida ou continuidade do sintoma, busque por auxílio médico.
A perda de peso sem causa aparente é um indício de que alguma coisa no seu organismo não está fluindo da maneira correta. E independente se esse sintoma está ou não associada ao câncer colorretal, deve ser investigado.
Contudo, esteja certo de que você não teve uma mudança de rotina que tenha proporcionado essa perda ponderal. Isso porque, em alguns casos, a própria correria do dia-a-dia e a falta de tempo para se alimentar corretamente podem proporcionar essa perda de peso.
Então, antes de se preocuparem, analisem cuidadosamente como tem sido seus últimos dias.
Um dos indícios mais alarmantes nas ocorrências de câncer intestinal é o aparecimento de sangue nas fezes. Na sua grande maioria, esses excrementos possuem cor mais escura, chegando próximo ao preto.
No entanto, esse sangue pode não ser necessariamente de origem intestinal, como ocorre nos casos de fissuras anais ou, ainda, hemorroidas. Porém, apenas exames laboratoriais poderão confirmar o diagnóstico.
A anemia ocorre quando o sangue não produz uma quantidade suficiente de células vermelhas. Essa análise, por sua vez, é feita através de exames laboratoriais de hemogramas.
Todavia, os sintomas mais comuns de um paciente anêmico são fadiga, falta de ar, vertigens e palidez. E, apesar desse sintoma estar associado ao câncer colorretal, a sua causa pode ser decorrente de diversos outros fatores.
De qualquer forma, na presença de qualquer sinal ou sintoma de anemia um médico deverá ser consultado.
Como já dito acima, a prevenção é o melhor caminho para combater o câncer colorretal. Todavia, mesmo levando uma vida saudável, alguns fatores como a idade e a predisposição genética podem também desencadear a doença.
Dessa forma, é bom ficar sempre atento a qualquer anormalidade no seu organismo e, é claro, fazer visitas regulares ao médico.
E agora que vocês já sabem um pouco mais sobre os sintomas do câncer de intestino, que tal compartilhar essa matéria com outras pessoas através das suas redes sociais? Afinal, essa importante informação deve ser disseminada.
Conto com a ajuda de todos e desejo uma boa e saudável vida!
O que é câncer de cólon? Saiba mais sobre esta condição OO Cólon ou intestino grosso é dividido em: ceco…
Diagnóstico do câncer de cólon: Como é feito? O cólon corresponde a uma porção do intestino grosso que, de acordo…
Câncer de intestino grosso com metástase no fígado: Saiba mais sobre o assunto O câncer de intestino grosso é aquele…
Câncer de próstata: Conheça as causas, sintomas e tratamentos Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, a cada 38…
Sintomas de câncer de próstata: Conheça os principais Estamos iniciando o “novembro azul”, uma data importante e dedicada a eles,…
Câncer do aparelho digestivo: Conheça os 3 tipos mais comuns Falar sobre câncer no aparelho digestivo pode ser bastante complexo…
Ver comentários
Mas é muito dificil conseguir que um medico peça exames como prevencao.
Isso seria importante.
Prevenção.