Se você é um leitor assíduo do blog, já deve ter lido por aqui algumas matérias sobre o câncer de intestino, certo? Então, você já deve saber também que a origem da doença ainda é desconhecida, sendo associada, na verdade, a múltiplas causas internas e externas.
De forma geral, o que se sabe é que o câncer é consequência de uma mutação e crescimento desordenado das células do nosso corpo. Todavia, na porção do intestino, essa anormalidade é geralmente percebida através da formação dos chamados pólipos, pequenos cistos que podem sofrer alterações genéticas capazes de desencadear a doença.
Mas, apesar do câncer colorretal, como também é conhecido, não possuir origem definida, é sabido que alguns fatores contribuem para o seu surgimento. E é justamente sobre isso que falaremos a seguir. Afinal, como já dizia o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.
Assim sendo, convidamos você a conhecer as 5 principais causas do câncer de intestino. Fique conosco e boa leitura!
É certo que a alimentação tem papel fundamental na qualidade de vida e saúde de um indivíduo. Por isso, não é de se espantar que um dos principais vilões para o surgimento do câncer de intestino seja a dieta pobre em fibras, frutas, vegetais e leguminosas.
Ainda, a doença está também relacionada ao consumo excessivo de carnes vermelhas (acima de 500g semanais) e outras formas processadas e/ou embutidas, como salames, salsichas, blanquets, presunto, etc.
Segundo um estudo realizado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, de 2,5 milhões de pacientes acima do peso, 166.955 desenvolveram algum tipo de tumor, dentre eles o colorretal. Logo, esse importante dado correlaciona a obesidade e o sobrepeso como uma das causas do câncer de intestino.
O que acontece é que as células de gordura, chamadas adipócitos, intensificam a produção de hormônios e outras proteínas inflamatórias, gerando cada vez mais células tumorais no organismo e aumentando a vulnerabilidade desse indivíduo ao desenvolvimento da doença.
Outro vilão para a saúde do indivíduo é o uso do tabaco. E seja lá qual for a sua forma de uso, a sua utilização é sempre extremamente maléfica.
Isso porque durante a metabolização da nicotina pelo organismo são gerados compostos químicos altamente cancerígenos. Ainda, alguns estudos provam também que a substância causa a formação de novos vasos, propiciando o maior fluxo de células cancerosas pelo corpo.
Logo, muito diferente do que se pensa, o uso do tabaco não está somente relacionado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, mas sim a dezenas de outros tipos da patologia, incluindo o câncer colorretal.
É sabido que uma das causas do desenvolvimento do câncer de intestino, ou de qualquer outro tipo, é a hereditariedade. Sendo assim, não é incomum que um indivíduo que herdou dos pais células já alteradas geneticamente, ao longo da vida, possa desencadear o problema.
Mas, não necessariamente é regra que se um genitor teve câncer, que sua prole também terá. Como já dissemos anteriormente, o câncer possui diversos fatores internos e externos e que pode ou não ter sido transmitida de geração para geração.
Por fim, a existência de outras doenças intestinais devem igualmente ser motivo alarmante para seus pacientes.
Dessa forma, pessoas que já apresentam patologias como colite ulcerativa, doença de Crohn, polipose adenomatosa familiar ou outras enfermidades devem ser acompanhados de perto por um médico especialista.
Além dessas, a idade também é um fator relacionado ao surgimento do câncer de intestino. Mas, como não podemos fazer nada para evitar essa constante, a melhor forma de se prevenir é cultivando uma vida de hábitos saudáveis e reduzindo ao máximo outras fontes.
Logo, mantenha sempre visitas regulares ao seu médico e, ao menor indício de que alguma coisa no seu corpo não está funcionando de acordo, busque imediatamente por ajuda especializada.
E para que possamos combater o câncer de intestino, pedimos a sua ajuda para divulgar essa importante matéria em suas redes sociais. Contamos com a sua colaboração!
O que é câncer de cólon? Saiba mais sobre esta condição OO Cólon ou intestino grosso é dividido em: ceco…
Diagnóstico do câncer de cólon: Como é feito? O cólon corresponde a uma porção do intestino grosso que, de acordo…
Câncer de intestino grosso com metástase no fígado: Saiba mais sobre o assunto O câncer de intestino grosso é aquele…
Câncer de próstata: Conheça as causas, sintomas e tratamentos Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, a cada 38…
Sintomas de câncer de próstata: Conheça os principais Estamos iniciando o “novembro azul”, uma data importante e dedicada a eles,…
Câncer do aparelho digestivo: Conheça os 3 tipos mais comuns Falar sobre câncer no aparelho digestivo pode ser bastante complexo…