Falar sobre câncer no aparelho digestivo pode ser bastante complexo e extenso. Afinal de contas, essa porção do corpo compreende desde a boca até o ânus do ser humano. E, é claro que isso inclui todos os demais órgãos ao longo desse trajeto, como faringe, esôfago, estômago e intestino. Ademais, outros órgãos anexos, ou seja, que não estão necessariamente nesse tubo digestivo contínuo, também podem ser afetados.
Dessa forma, o câncer, que é definido pelo crescimento desordenado de células anormais, pode se dar nas formas benigna ou maligna no aparelho digestivo.
Por benigno se entende aquele tumor que cresce de forma lenta, sem oferecer muitos riscos ao paciente e possui um melhor prognóstico. Já os malignos são mais rápidos e sorrateiros, um perigo imediato ao acometido que tardar seu tratamento.
De qualquer forma, em ambos casos são necessárias intervenções especializadas a fim de extirpar ou, ao menos, controlar a doença.
Logo, convidamos você a conhecer abaixo os 3 tipos de câncer do aparelho digestivo mais reincidentes na população brasileira:
Esse tipo de manifestação é uma das mais comuns entre homens e mulheres. A tumoração pode se dar tanto na região do cólon ou do reto, sendo os pólipos intestinais um dos possíveis precursores da doença. O diagnóstico requer exames laboratoriais e de imagens, como a colonoscopia.
Já quanto aos sintomas, os mais comuns são:
O tratamento pode variar de acordo com cada paciente e estágio da doença.
Também conhecido como câncer gástrico, o câncer de estômago pode se manifestar de três formas: adenocarcinoma, linfoma e leiomiossarcoma.
Em todos os casos os sintomas são bastante parecidos, caracterizados por:
O diagnóstico requer exames laboratoriais e de imagens (endoscopia) e o tratamento tende a variar de acordo com cada caso.
Por ser um tipo de câncer silencioso, o câncer de esôfago é um dos mais perigosos. Isso porque, geralmente, quando o paciente tende a apresentar sintomas mais específicos já houve um certo alastramento do problema.
Logo, se você ou alguém conhecido apresentar sintomas como emagrecimento, dor ao engolir, tosse e rouquidão sem motivo aparente, busque ajuda médica.
Assim como os demais casos de câncer do aparelho digestivo, esse tipo de manifestação da doença só pode ser diagnosticada perante exames laboratoriais e de imagens. E, quanto a conduta terapêutica, será avaliado a depender do estado do paciente e estágio de evolução do câncer.
Como já falado anteriormente em outros artigos aqui da página, o câncer pode ocorrer por fatores externos e internos. Infelizmente, no que se diz respeito aos fatores internos, como genética e hereditariedade, ainda não há muito o que se fazer.
Todavia, quando falamos em câncer do aparelho digestivo, podemos tomar uma série de cuidados para evitar ao máximo a manifestação dessa terrível doença. E, de modo geral, esses cuidados se resumem basicamente a escolha por uma vida saudável.
Por isso, invista em uma alimentação balanceada, abstenha-se de vícios (principalmente do tabaco), pratique atividade física regularmente e mantenha seu check-up médico sempre em dia. Com toda a certeza, com essas simples escolhas você estará prevenindo não somente o câncer do aparelho digestivo como, também, inúmeras outras doenças.
Então, para que demais pessoas também possam ter acesso a essa importante informação, contamos com você para nos ajudar a divulgar essa página através das suas redes sociais. Desejamos a você uma boa e saudável vida!
O que é câncer de cólon? Saiba mais sobre esta condição OO Cólon ou intestino grosso é dividido em: ceco…
Diagnóstico do câncer de cólon: Como é feito? O cólon corresponde a uma porção do intestino grosso que, de acordo…
Câncer de intestino grosso com metástase no fígado: Saiba mais sobre o assunto O câncer de intestino grosso é aquele…
Câncer de próstata: Conheça as causas, sintomas e tratamentos Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, a cada 38…
Sintomas de câncer de próstata: Conheça os principais Estamos iniciando o “novembro azul”, uma data importante e dedicada a eles,…
Câncer de intestino pode voltar? Descubra as chances Muito se fala sobre a recidiva e metástase nos casos de câncer…
Ver comentários
Ótimas informações eu inclusive estou precisando. De uma visitinha ao medico pois ando com alguns sintomas desses citados
Amei essa reportagem, so tenho a agradecer ao Dr. Mario Feitosa em postor com muita dedicação
O bg pelas informações boa tarde
Gostei dá explicação, sobre câncer. Obrigado!!!!
Eu fico preocupado com esse assunto porque sinto quase tudo isso e não tenho pra onde correr,faço tratamento de refluxo no hospital São Paulo e eles não faz nada