O câncer de mama é a maior manifestação da doença entre as mulheres no mundo. E no Brasil, apesar de ser o segundo tipo de patologia mais ocorrente, chama a atenção pelos seus altos índices.
Para se ter uma ideia, somente para o ano de 2019, a estimativa de incidência da doença beira a 59.700 casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Assim sendo, por ser considerado um problema de saúde pública, é preciso quebrar os tabus e falarmos sobre o assunto!
Mas, o que é o câncer de mama?
Como os demais tipos de câncer, a doença é caracterizada pelo crescimento desordenado de células anormais na região da mama. Normalmente, esse crescimento é percebido ao próprio toque pelo surgimento de nódulos que podem surgir também nas proximidades das axilas e pescoço.
Em relação ao câncer de mama, há vários tipos da doença, o que pode variar quanto ao seu progresso de evolução e demais particularidades de cada tumor.
Infelizmente, ainda não há uma definição sobre o que causa esse ou qualquer outro tipo de câncer. Todavia, há fatores de riscos associados que podem ser controlados e/ou evitados. Dentre eles podemos citar:
Como dito acima, alguns desses fatores são ambientais e comportamentais, podendo ser evitáveis pelo próprio indivíduo. Mas, uma vez que os demais fatores de riscos independem de qualquer ação humana, é necessário manter vigilância constante.
Os sinais e sintomas, por sua vez, são de fácil identificação. Isso porque, em sua grande maioria, as alterações que podem indicar a presença de câncer de mama são bastante evidentes, como:
Dessa forma, na presença de um ou mais dos sinais acima, um médico deverá imediatamente ser consultado.
Apesar da importância do exame clínico, o diagnóstico do câncer de mama só é confirmado através da biópsia. Para tal, através de um procedimento de punção, é extraído uma parte desse nódulo ou tecido a ser investigado. Ainda, exames de imagens são necessários para auxiliar esse tipo de conduta.
Se confirmado o câncer de mama, a depender do paciente, tipo e estágio da doença, vários tratamentos poderão ser utilizados. São eles cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, medicamentosa ou terapia biológica. Esse podem ser praticados de forma isolada e/ou associada.
E agora que você já sabe um pouco mais sobre essa doença, ajude-nos a divulgar essa importante informação em suas redes sociais. Afinal, somente em 2018 o câncer de mama matou mais de 9,6 milhões de pessoas no mundo (OMS). Então, una-se a essa causa.
Contamos com você!
O que é câncer de cólon? Saiba mais sobre esta condição OO Cólon ou intestino grosso é dividido em: ceco…
Diagnóstico do câncer de cólon: Como é feito? O cólon corresponde a uma porção do intestino grosso que, de acordo…
Câncer de intestino grosso com metástase no fígado: Saiba mais sobre o assunto O câncer de intestino grosso é aquele…
Câncer de próstata: Conheça as causas, sintomas e tratamentos Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, a cada 38…
Sintomas de câncer de próstata: Conheça os principais Estamos iniciando o “novembro azul”, uma data importante e dedicada a eles,…
Câncer do aparelho digestivo: Conheça os 3 tipos mais comuns Falar sobre câncer no aparelho digestivo pode ser bastante complexo…